Abrir o seu próprio negócio apresenta inúmeros benefícios, principalmente em relação ao aumento de autonomia de gestão, tomadas de decisão e mais flexibilidade de horários. Além disso, com a economia formal enfraquecida, muitos brasileiros têm buscado novas ideias para empreender e criar outra fonte de renda. Tanto é que foram criadas 2,5 milhões de novas empresas em 2018, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. E, desse total, os microempreendedores individuais atingiram 81,4%.

Mas você sabe quais são as melhores ideias para empreender em 2020? Existem tendências em alta, que envolvem novos comportamentos na alimentação, na forma de morar, no lazer e na forma de se comprar serviços hoje. Se você está curioso, confira o artigo com algumas ideias promissoras de negócios e mãos à obra.

 

 

Quais as melhores ideias para empreender em 2020?

Ser dono do próprio negócio e conquistar autonomia financeira são os desejos de muitas pessoas para o próximo ano. No entanto, essa vontade de empreender nem sempre é acompanhada da certeza sobre qual negócio montar.

Para ajudar você a escolher o negócio ideal, selecionamos 7 ideias para empreender em 2020. São áreas que prometem crescer no próximo ano, exigem um baixo investimento e podem geram uma excelente lucratividade.

Alimentos naturais e orgânicos

Investir no ramo de alimentos naturais e orgânicos é uma das ideias para empreender mais lucrativas. Esse mercado está em pleno crescimento desde 2016 e é uma forte tendência para 2020. Afinal, cada vez mais pessoas estão preocupadas em consumir alimentos nutritivos no dia a dia. Isso aumenta a procura por refeições saudáveis no mercado.

Existem vários modelos de negócios nesse ramo para se inspirar. Eles vão desde abrir uma loja de produtos naturais até vender marmitas saudáveis. Para escolher a melhor opção, é importante avaliar suas habilidades e recursos financeiros para investir.

Produtos de beleza

Vender produtos de beleza não é uma ideia totalmente inovadora, mas, até hoje, é uma alternativa para quem quer ser dono do próprio negócio. Isso deve-se ao fato de que esse tipo de negócio exige um investimento baixo e alta lucratividade.

Muitas pessoas iniciam nesse negócio sem gastar um centavo. Para tanto, elas revendem os cosméticos de porta em porta ou por meio das redes sociais. Por serem de fácil aceitação no mercado, as chances de vender os produtos e ter uma renda extra são elevadas.

Pets

Com mais de 130 milhões de animais de estimação no Brasil, o mercado pet promete ser uma forte tendência em 2020. Segundo especialistas , os serviços e produtos pet movimentaram cerca de R$22 bilhões de reais no Brasil em 2018.

Existem várias ideias para empreender e ganhar dinheiro nesse segmento, tais como serviços de banho e tosa, clínica veterinária e pet shops. Outra vantagem desse segmento é que  você pode realizar alguns desses serviços na sua própria casa ou pela internet.

Nichos (mercados segmentados)

Quem tem conhecimento específico em uma área pode transformar esse talento em um negócio lucrativo. Os cursos online são um tipo de negócio em alta no momento. Com eles, você pode ensinar outras pessoas pela internet e ganhar um bom dinheiro com isso.

Outra ideia lucrativa é prestar assessoria em empresas ou iniciar um negócio como coaching. Nesses modelos, os serviços podem ser prestados na casa do cliente ou em espaços compartilhados.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma tendência que está em alta. Esse modelo de negócio permite que outras pessoas tenham acesso ao mesmo padrão de vida sem gastar mais. Alguns exemplos de empresas que adotam esse estilo  são o Airbnb, Uber, Dog Hero e Blablacar.

Há várias ideias para empreender com economia compartilhada. Um bom exemplo é o negócio de dogwalker que consiste em passear com cachorros ou cuidar deles, enquanto os donos estão viajando.

Mercado mobile (e-commerce)

Montar uma loja virtual é uma alternativa prática e barata para empreender. Uma boa ideia para começar é apostar em plataformas prontas para e-commerce ou marketplaces, como Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza. Nelas, você pode vender seus produtos para um grande público sem precisar investir na criação de um e-commerce.

Outra maneira para empreender no e-commerce é o drop shipping. Esse modelo consiste na compra de produtos nos fornecedores apenas quando eles são encomendados pelos clientes. Isso elimina o investimento em estoque inicial e investimentos altos para começar o negócio.

Games

Os desenvolvedores e designers de games têm a oportunidade de empreender em 2020 criando seu próprio jogo. Essa é uma das ideias para empreender na área de tecnologia que tem crescido nos últimos anos.

Após criar o jogo, o profissional pode distribuí-lo em plataformas gamers famosas como a iOS Store, Google PlayStore e o Xbox Marketplace. Já quem sabe jogar muito bem, pode ganhar dinheiro criando um canal no Twitch. Com a popularidade do canal na plataforma, os gamers recebem pelo programa de afiliados, links patrocinados e muito mais.

 

 

 

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/